domingo, 6 de dezembro de 2009

PROJETO: VALORES, VOZ E VIOLÃO




ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOSEFINO BARBOSA
PROJETO
VALORES, VOZ E VIOLÃO
Cursistas:
Érica de Souza Freitas Macedo
Luciene Queiroz Lima
Elza Pires de França



PROBLEMATIZAÇÃO
Os valores humanos são fundamentos morais e espirituais da consciência humana. Todos os seres humanos podem e devem tomar conhecimento dos valores a eles inerentes. Muitas das causas que afligem a humanidade estão na negação destes valores como suporte e inspiração para o desenvolvimento integral do potencial individual e consequentemente do social.



No dia 06 de novembro, realizou-se na Escola Estadual Professor Josefino Barbosa o Festival da Canção. Organizado pelos professores de Língua Portuguesa, sob a coordenação da professora Edinília Nascimento Cruz, este festival é parte integrante do programa GESTAR e do Projeto “Valores, Voz e Violão” que buscou reafirmar que a música sempre deverá estar presente na escola para dar vida ao ambiente escolar e favorecer a socialização dos alunos, além de despertar neles o senso de criação e reflexão sobre os valores e a vida.

O Projeto “Valores, voz e violão” exibe uma proposta de trabalho com o gênero textual “canção” para o desenvolvimento das capacidades de leitura, na medida em que esta tem papel social importantíssimo na formação do ser humano. Traz como meta primordial dar aos educandos o poder de experimentar o inusitado, de ver o cotidiano com os olhos da imaginação.

Partindo do pressuposto de que a linguagem é atividade interativa em que nos constituímos como sujeitos sociais, preparar para a vida significa formar leitores/autores e interlocutores capazes de usar a linguagem nos mais diversos contextos sociais e principalmente cultivar os valores imprescindíveis à vida.

O Projeto foi trabalhado ao longo de todo o ano letivo de forma efetiva e enfática, propiciando aos alunos criação de canções abordando a temática “valores”, refletindo emoções que foram espontaneamente expressas em música. Todas as canções foram inéditas, de autoria dos próprios alunos. Foram apresentadas 18 músicas e contou com a participação de um público expressivo que prestigiou os novos talentos da música em nossa cidade. O festival contou também com um conceituado corpo de jurados composto por Carlito Costa, Darci Godoi, Rubão, João Andrade e Roseane Lopes. O Festival teve como vencedor o aluno Lucas Soares Viana, do 6º ano, com a música “O Racismo”.

A escola se tornaria vazia e ineficiente se se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário