skip to main | skip to sidebar

MÚLTIPLAS LINGUAGENS

Este espaço é aberto à linguagem, em todas as suas manifestações e facetas, pois a linguagem é o que há de mais próprio e comum a nós e à realidade em que estamos inseridos. Bem-vindos a este blog. Bem-vindos ao mundo das múltiplas linguagens.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Postado por Múltiplas Linguagens às 03:30 Um comentário:
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Avaliação realizada pelos Cursistas


De que cor você pintaria o dia de hoje?

Escolhi a cor verde para avaliar o encontro do dia 10 de outubro, porque vejo o Gestar como um sinal de esperança para melhoria do ensino na nossa comunidade.O encontro propôs inovação para nós professores, trouxe ótimas ideias para explorar a TP1.
Meirielle

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Escolhi a cor amarela por ser radiante como o sol. O encontro de hoje foi muito intenso. Participamos ativamente, por isso sinto-me iluminada para enfrentar os obstáculos que possivelmente surgirão em sala de aula.
Luciene

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Escolhi o verde por representar a esperança, harmonia e vida. Por isso que estamos vivenciando este dia maravilhoso, reflexo das chuvas que caíram nesses dois dias, nos proporcionando uma visão melhor em relação à natureza e ao nosso jeito de ser.
João Andrade

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A cor branca representa esperança, amor, paciência. Associada ao encontro de hoje, tive a esperança de que realmente aprenderia algo inovador para os meus alunos. E isso acontece em cada encontro. Hoje o dia foi sossegado, calmo e com estratégias de experiências interessantes para serem usadas por nós cursistas em nossas salas referência.
Zélia

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Na nossa cultura, a cor branca sugere a paz e tranquilidade, sendo esse o motivo pelo qual a escolha dessa cor para pintar o meu dia. Não somos uma página em branco e sim uma página borrada, rascunhada, com momentos bem escritos e mal escritos. E porque não preencher estes espaços em branco com boa vontade, e aprendizado?
Eliene
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Eu pintaria o dia de hoje com a cor verde, pois o encontro trouxe esperança de uma possível melhora no ensino. Cada educador precisa necessariamente fazer sua parte e dar sua contribuição.

Suely

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Escolhi o verde para pintar o dia de hoje, porque nos propõe a renovação. Devemos nos renovar, aprender a conviver com as diferenças. O encontro de hoje trouxe-me a enraizada sensação de que “nada sei” e que o conhecimento é infinito e a cada dia, a cada momento estamos aprendendo algo novo.
Cássia
*************************************************************

Ei, eu estive no encontro do dia 19.09.2009, foi maravilhoso. Ah! As atividades da TP6 e o desenvolvimento do encontro aconteceram perfeitamente bem. No gestar II , não dá para sair da linha.
Beijos!

Te encontro depois.
Suely


**************************************************************

Itacarambi, 26 de setembro de 2009.

Como vai? Tudo bem? Espero que sim. Eu estou bem. No momento, sinto-me sobrecarregada com tantos encargos na escola. Mas em um aspecto sinto-me aliviada: o Gestar II, pois se trata de um programa que nos deixa “com a faca e o queijo na mão”, pois proporciona um momento de descoberta, socialização das atividades em sala de aula, e o que é mais importante, já recebemos as atividades prontas e são ótimas sugestões. Espero que você concorde comigo.

Mande notícia. Até mais.
Luciene


PS: Principalmente a TP 6 que nos mostrou um caminho para o êxito no Letramento Literário: planejamento, estratégias diversificadas, etc.

***************************************************************


Numa certa cidadezinha, havia um grupo de professores bastante desmotivados, porque seus alunos não tinham vontade, nem gosto de ler e, na hora da leitura, muitos davam uma de João sem braço, mas até chegar o momento de um certo encontro que mudou, transformou a angústia em alívio.Afinal, foi descoberto que não havia porção mágica, pois foi ensinado que há vários caminhos para atingir as metas e que qualquer mínimo progresso é sempre um avanço. Nossa! Que ótimo! Todos a partir deste dia, deste encontro, sentiram-se melhores!

Havia um planejamento! Havia um sucesso! Então, todos reanimados pelo encontro descobriram que não é preciso chutar o balde, afinal é somente preciso andar na linha.

E enfim, todos viveram felizes para sempre.
Érica de Souza 26.09.09

*****************************************************************




Você já não sabe mais o que fazer para dar aulas atraentes e motivadoras1 Então seus problemas acabaram!

A TP6 é uma mão na roda. Nela você encontra várias sugestões de atividades de produção textual, planejamento, escrita, revisão e edição para aplicar em ala de aula. E ainda mais. Comentários de estudiosos sobre metodologias eficazes e ineficazes.

Eliene Moura

*************************************************************

Aula Legal?

Chegou!

Você, professor de Português está desmotivado com suas aulas? Não tem mais atividades para trabalhar com seus alunos?

Na TP6 você encontrará a solução. Ensine-os a argumentar, ler e muito mais...

A TP6, a AA6 serão uma mão na roda, seus alunos vão andar na linha sem aulas...

Não espere! Corra para o GESTAR II.

Meirielle
**************************************************************


C O N V I T E

Convido a todos a “Acertar na mosca” participando em outra oportunidade dos produtivos encontros do GESTARII. Nestes encontros analisamos e aprendemos com a PT6. Não percam, pois vocês podem terminar “entrando pelo cano”.

Juliana Monteiro

************************************************************
A leitura e a escrita
são essenciais para a formação.
Com o estudo da TP6,
ficamos com a faca e o queijo na mão.
A estratégia estando presente
Garante o sucesso frequente
para uma boa produção.
Está provado e comprovado,
não há porque duvidar.
O planejamento teremos que usar.
Isabel Cristina

*************************************************************

PLANEJAR

Devemos planejar
Com muita atenção
Para que os alunos tenham
Uma boa preparação.

E aprendo a fazer os textos,
Com coesão e coerência
E uma boa qualidade
De argumentação.

Para desenvolver as atividades
Escritas com precisão
Para não pagar o pato
Por uma confusão.

Literatura para adolescentes
É uma grande opção
Para desenvolver a capacidade
De uma boa produção.
Elza Pires
*************************************************************



Itacarambi, 26 de setembro de 2009.

Querido tempo,

Ando de cabeça quente, tentando organizar meu tempo e desenvolver as atividades propostas pelo projeto GESTAR II.

Este projeto é bom, exige dedicação e coragem para vencer os desafios. Mesmo minha turma não alcançando todos os objetivos, não desistirei. Seguirei em frente. O projeto veio me direcionar e reanimar. Achei a TP6 difícil de adaptar ao nível de meus alunos. Mas tenho estudado e buscado uma forma de adaptar.


***************************************************************
Itacarambi, 26 de setembro de 2009.

Estimados colegas professores,

Venho através dessa colocar o que foi passado nos últimos encontros do GESTARII abordado na TP6 Unidades 21, 22, 23 e 24 sobre a argumentação. A professora e formadora, confesso, é bem dinâmica e muito criativa, pois nos ajudou e esclareceu sobre os assuntos abordados. Posso dizer que foi um trabalho lucrativo e bem dinâmico, nos ajudou a esclarecer muitas coisas.

Quero relatar que as últimas seções foram muito interessantes, pois teve um momento bem legal, sobre a discussão das leituras dos livros infantis.

Sabe, foi legal, pois foi uma mão lavando a outra. Todos participaram e nos ajudamos uns aos outros, todos já estavam de cabeça quente, mas valeu. Foi muito legal.
****************************************************************

Carta de Opinião

O tema da TP6 acertou na mosca e mostrou qual é o X da questão, impedindo que continuemos a descascar abacaxi em sala de aula.

Aprendi tanto que a partir daqui não mais engolirei sapo, nem ficarei pagando o pato sozinha pro meu aluno não querer ler o que indico.

Com tanto estudo sobre argumentação e linguagem, planejamento e revisão, leitura literária, meus alunos estarão com a faca e o queijo na mão e escolherão não ficar entrando pelo cano, ou pisando na bola a vida inteira.

Cássia Cardoso
***********************************************************

Powered By Blogger

MegaContador

Mega Contador
Powered by Mindmedia

Seguidores

Professores formadores de MG

  • SOU FORMADORA DO GESTAR
    Jogos Escolares - Os Jogos Escolares - Etapa Municipal em Três Marias aconteceram de 16 a 20 de março de 2015. "Se chorei ou se sorri o importante é que emoções eu vivi!" Par...
    Há 10 anos
  • Relatório das atividades proposta
    Atividade 1.3 - Atividade 1.3 Educação e Tecnologia Atualmente, os profissionais da educação têm se deparado com inúmeras discussões em relação ao cenário vivenciado pelo...
    Há 14 anos
  • APRENDENDO,CRESCENDO E REPASSANDO EXPERIÊNCIAS...
    Retire os advérbios de intensidade das frases, junto com a palavra a que eles se referem, classicando-a em verbo, adjetivo ou advérbio. a) Ficamos profundamnete gratos pela ajuda. b) Aquele professor explica muito bem. c) Ela é menos bonita que a rimã. d) Aquela senhora viaja bastante. e) Celina está meio confusa com a situação. f) Pedi que eles saíssem bem depressa. 2) Identifique a ideia que o advérbio em destaque acrescenta ao verbo: a) Eles não foram ao circo. b) O menino corre mais rápido que você. c) Hoje fez muito frio! d) Fiquei aqui te esperando. 3)Qual das frases abaixo contem advérbios com a idéia de dúvida? a) Provavelmente ela irá chegar amanhã. ( ) b) Com certeza ela irá chegar amanhã. ( ) 4) Quais das frases abaixo contem advérbios com a idéia de afirmação: a) Certamente eles irão jogar mais animados. ( ) b) Hoje eu não tenho que ir pra aula. ( ) 5. Nos períodos a seguir, as orações em negrito são todas subordinadas adverbiais. Classifique-as de acordo com a ideia que transmitem: Temporal – (ideia de tempo) Final – (finalidade) Comparativa – (comparação) Causal – (causa) Condicional (condição) Conformativa ( um fato ocorre de acordo com outro) Consecutiva (consequência) Concessiva ( indica uma exceção) Proporcional ( aumento ou diminuição compatível com outro aumento ou diminuição) 1.A reportagem saiu no jornal conforme determinou o redator. 2.Comprei o jornal para que Ana visse a foto. 3.Sabrina come como um passarinho. 4.Faça o trabalho como eu orientei. 5.A tristeza aumentava à medida que os dias passavam. 6.Bebo água porque tenho muita sede. 7. O velhinho teve uma fratura quando caiu. 8. Ele caiu porque escorregou no chão molhado. 9. Maria estava feliz, tanto que ria sem parar. 10. Você fala tanto que me deixa atordoado. 11. Fui ao jogo embora não goste de tênis. 12. Eu o agradeceria muito se o encontrasse. Reescreva as frases, transformando as locuções adjetivas em adjetivos simples. a) Fomos passear num dia de sol._________________________________________ b) Vimos a paisagem da lua nesse filme.________________________________ c) Todos gostam de uma palavra de carinho._____________________________ d) A higiene do corpo é importante para nossa saúde.________________________________________ e) A bandeira do Brasil é bonita.____________________________ f) Estudo no período da manhã______________________________ g) Fui ver uma peça de teatro._______________________________ 2.Relacione os adjetivos abaixo com as locuções adjetivas correspondentes. (a) pluvial (b) campestre (c) bovina (d) cardíaco (e) fluvial (f) marítima ( ) Água de rio ( ) Flor do campo ( ) Músculo do coração ( ) Carne de boi ( ) Orla do mar ( ) Água de chuva Substitua as palavras destacadas por adjetivos pátrios equivalentes. a) Os jogadores do Brasil e da Noruega entraram em campo. b) O governo do Egito permitiu a entrada de turistas. c) O embaixador da Grécia visitou o presidente de Israel. d) Esses cantores do Nordeste apresentaram-se na televisão. e) Esses músicos da Alemanha foram muito aplaudidos. f) O tema dos debates foi a economia dos Estados Unidos e a política da Europa. Retire do trecho abaixo todos os pronomes e classifique-os. “Como um -
    Há 14 anos
  • A vida secreta das palavras
    RECOMEÇO - Ano Novo - Vida Nova... Esta é a máxima de todos os anos. Mas o fato é que a vida é um eterno recomeço. Estamos sempre recomeçando. E que bom que temos a c...
    Há 14 anos
  • A linguagem em ação
    - Fernando Sabino (Conversinha Mineira) - É bom mesmo o cafezinho daqui, meu amigo? - Sei dizer não senhor: não tomo café. - Você é dono do café, não sabe dize...
    Há 15 anos
  • Oficina de ideias
    Relatório final e autoavaliação - *SEE/MG – Superintendência de Ensino de Januária * *GESTAR II - ÁREA: Língua Portuguesa* *Professor formador: Florência Vieira Pacheco Andrade* *Avaliaçã...
    Há 15 anos
  • MÚLTIPLAS LINGUAGENS
    - ARTIGO DE OPINIÃO COMO ANDA A PRÁTICA DA LEITURA EM NOSSA CIDADE? Neste bimestre lemos, discutimos, refletimos realizamos algumas atividades relacionad...
    Há 15 anos
  • Espaço reservado para o conhecimento...
    Vídeo apresentado aos cursistas na Avaliação Final do Gestar II -
    Há 15 anos
  • ANDARILHOS NO GESTAR
    MENSAGEM FINAL, DESSA 1ª FASE NO CE - Essa música de Oswaldo Montenegro e Zé Ramalho foi uma das mensagens que deixamos para nossos formadores e coordenadores do Gestar II no Ceará. Ficou-nos a...
    Há 15 anos
  • Gestar II Lingua Portuguesa
    PROJETO - *Projeto: Gêneros textuais* *Tema:* As modalidades textuais e suas características. *Introdução:*Através da execução do programa Gestão da Aprendizagem ...
    Há 15 anos
  • Troca de conhecimentos
    VOTO E INSTRUÇÃO - Noutros tempos nossa cultura nos levava a imaginar que mulheres e homens deveriam ter diferentes pesos na hora de opinar ou decidir algo. As mulheres eram...
    Há 16 anos
  • linguagensecidadania.blogspot.com
    -
  • ideias que circulam
    -
  • quemvencesemriscostriufasemgloria.blogspot.com
    -

Arquivo do blog

  • ►  2010 (4)
    • ►  maio (3)
      • ►  mai. 03 (3)
    • ►  fevereiro (1)
      • ►  fev. 17 (1)
  • ▼  2009 (110)
    • ►  dezembro (50)
      • ►  dez. 15 (12)
      • ►  dez. 06 (38)
    • ▼  outubro (11)
      • ►  out. 25 (4)
      • ▼  out. 15 (1)
        • Sem título
      • ►  out. 13 (1)
      • ►  out. 03 (5)
    • ►  setembro (8)
      • ►  set. 20 (8)
    • ►  agosto (14)
      • ►  ago. 30 (10)
      • ►  ago. 24 (4)
    • ►  julho (4)
      • ►  jul. 13 (4)
    • ►  junho (9)
      • ►  jun. 28 (2)
      • ►  jun. 15 (6)
      • ►  jun. 04 (1)
    • ►  maio (5)
      • ►  mai. 17 (5)
    • ►  abril (9)
      • ►  abr. 21 (6)
      • ►  abr. 09 (1)
      • ►  abr. 03 (2)

Quem sou eu

Minha foto
Múltiplas Linguagens
Itacarambi, MG, Brazil
Sou professora, trabalho na rede pública de ensino (Estadual e Municipal), ministrando aula de Língua Portuguesa e Literatura. Trabalho também na rede privada. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros e pós-graduada em Literatura e Lingüística pela UNIMONTES. Apaixonada pela literatura e com espírito pesquisador, decidi também nas horas vagas ousar no papel de escritora: sou autora de três livros, dois de caráter científico. O primeiro A Linguagem Pictográfica nas Cavernas do Vale do Peruaçu, publicado em 2004. O segundo, Histórias Infantis e Formação de Leitores. Foram publicados pela Editora UNIMONTES. O terceiro livro, Interlúdio, lançado em 2008, romance ficcional. Ser educador no século XXl é transpor barreiras, superar limitações. Sempre busquei aperfeiçoar-me, gosto de inovações, de me reciclar e o GESTAR II certamente muito me auxiliará para o aperfeiçoamento de minha prática pedagógica.
Ver meu perfil completo