domingo, 6 de dezembro de 2009

A arte é um dos caminhos para a sensibilização e o aumento da autoestima.


RELATÓRIO DA OFICINA 04 - TP - 2ª - PARTE

A arte é um dos caminhos para a sensibilização e o aumento da autoestima.

O dia 28 de novembro de 2009 foi escolhido para finalizar os nossos trabalhos dentro do programa GESTAR no município de Itacarambi. Esse nosso último encontro para estudos e reflexão ocorreu de forma muito especial. Em meio a muitas reuniões para elaboração de plano de intervenção, PGDI, reuniões e reuniões, provas finais, recuperação, conselho de classe, ameaça de levar falta e muita tensão, tínhamos esse encontro marcado.
Fiquei um tanto apreensiva, pois muitos professores ficaram confusos sem saber qual chamado atender. Mesmo o fato do nosso encontro já estar programado há muito tempo, não foi possível evitar esse acúmulo. Enfim, tinha a difícil tarefa de conciliar tudo isso e fazer com que todos estivessem presentes, pois por ser a nossa última oficina esse momento seria fundamental. Fiz contatos com os diretores, alguns bastante compreensivos outros um tanto agressivos. Mas finalmente o encontro se realizou e somente três cursistas não compareceram.

O encontro começou timidamente, com alguns professores demonstrando muito cansaço. Eu tinha um grande desafio para esse dia. Iniciei com uma mensagem especial “O aprendizado”, e fizemos uma valiosa reflexão sobre toda a nossa trajetória dentro do GESTAR, o quanto crescemos, partilhamos e caminhamos juntos em busca do aprendizado em todos os sentidos da vida.

Para esse dia, preparei tudo de forma especial, tudo com cheiro e sabor de despedida. O grupo estava mais harmonioso e interagido. Convidei a professora de Artes, Solange, com um rico e amplo conhecimento na área para que pudéssemos fazer uma intensa discussão sobre o assunto em pauta, a Unidade 7 – A arte: forma e função. Seção 1: Arte e cotidiano. Seção 2: A arte: classificação e características. Seção 3: As funções da arte.

Minha maior preocupação e meu objetivo em mente era realmente sensibilizar o professor de Língua Portuguesa e Literatura para a arte. Falar, discutir, sentir a arte, para mim, é um verdadeiro banquete, que me enche de vida, me alimenta e me encanta. Queria também levar isso para os cursistas. Iniciei com a apresentação dos slides: Entendendo a arte: A arte em nossa vida e suas funções. Coloquei os seguintes questionamentos:
· O que é arte?
· Como a arte entra na nossa vida?
· Como podemos desenvolver habilidades para apreciar as artes?

Muitos professores fizeram suas colocações e foi um momento intenso. Abrimos uma discussão acerca do assunto, quando nossa convidada fez algumas colocações interessantes. Convidei-a para realizar uma dinâmica de sensibilização com os cursistas. Ela, de posse de telas de algumas pinturas famosas, propôs aos cursistas a leitura e releitura das obras de arte. Fomos para um outro ambiente e ao som das músicas de Ênia, tivemos um momento de atividade prática indescritível. Houve participação intensa de todos os cursistas que adoraram exercitar suas habilidades artísticas. Providenciei com antecedência todo o material necessário: tintas, pincéis, etc. para que realmente o professor vivenciasse esses momentos e saísse dali sensibilizado para provocar isso em seus alunos.
Sensibilizar o jovem para a arte é um processo necessário e eficaz no combate à violência e à marginalidade, pois direcionamos a energia do adolescente ou mesmo do adulto para uma atividade que além de ser prazerosa proporciona uma ampliação da concentração, da atenção, ajuda a relaxar e diminuir o nível do estresse diário.
O conceito do belo, a harmonia e a busca pelo equilíbrio que realizamos na atividade artística ajudam a desenvolver a emoção como a capacidade de imaginar, questionar e criticar também.
Confeccionamos um belíssimo painel com as produções artísticas dos cursitas e fizemos uma exposição na escola. Retomamos nossas discussões e os professores relataram sobre a experiência vivenciada. Após esse momento, propus à nossa convidada, a professora de Artes, para o ano seguinte um planejamento interdisciplinar entre Literatura e Língua Portuguesa, no qual uma disciplina poderá muito contribuir com a outra.

Discutimos também formas de sensibilizar a nossa comunidade, prefeito, empresas, comerciantes, pais a desenvolverem um trabalho de valorização da arte em todos os seus aspectos, despertar os talentos de nossos jovens e ocupar o tempo ocioso em atividades artísticas. Comentei sobre a escola da Ponte em Portugal, uma escola que Rubem Alves visitou e pela qual se apaixonou, por fazer exatamente isso, realizar um trabalho voltado para sensibilização e arte e com isso conseguir resolver os problemas de marginalização, consumo de drogas, indisciplina dos jovens excluídos socialmente.
n A arte é uma das portas abertas para o saber, que precisa ser valorizada e incentivada como uma alternativa eficiente e prazerosa para o desenvolvimento do cidadão e sua inserção na cadeia produtiva do nosso país.
Após este momento, apresentei o vídeo “SONHOS”, e discutimos a sensibilidade e percepção de cada um diante de uma obra de arte. Apresentei um plano de aula, uma proposta de trabalho entre o conto a “Barata” de Drummond, e “Natureza morta”, de Cândido Portinari, um exemplo de como é possível realizar um trabalho de leitura, compreensão e desenvolver a percepção dos alunos por meio da junção de arte e literatura.

Na sequência, os professores fizeram os relatos das atividades aplicadas em sala de aula e passamos para o momento final. Conversamos e combinamos sobre o seminário de fechamento do GESTAR no nosso município e o lançamento do livro “Tramas e enredos em prosa e verso”, que será no dia 11 de dezembro.

Fomos para o momento final. Apresentei aos cursistas um vídeo retratando toda a nossa caminhada dentro do GESTAR, momentos de alegria, trabalho intenso, trocas, partilhas. O vídeo aflorou muitas emoções, foi um momento inesquecível e todos ficaram sensibilizados. Ao som da música “Amigos para sempre”, entreguei mensagem que havia preparado especialmente para esse momento, acompanhada de um bombom para adoçar o nosso dia. Li-a e fiz os agradecimentos aos cursistas, enfatizando que sem o empenho deles, o entusiasmo, a garra, a perseverança não teríamos conseguido conquistar essa vitória tão fundamental em nossas vidas.
Muito emotivos e sensibilizados, os cursistas fizeram espontaneamente seus relatos, avaliando o programa em todos os aspectos. Socializaram os portfólios e relataram o texto “A Viagem no Tapete Mágico” que traz a avaliação de todo o programa.
Fiquei muito emocionada com os relatos e com os agradecimentos, elogios sinceros e verdadeiros que recebi, o que me fez pensar no quanto valeu a pena ter noites mal dormidas, preocupações, estresse, cansaço, tensão. Tudo isso torna-se muito pequeno diante da grandiosidade do resultado alcançado e nos faz ressaltar que os que estão ao nosso lado são as pessoas que acreditam em nosso trabalho, que são verdadeiros sem máscaras, capazes de enxergar nossas dificuldades e reconhecer o esforço. Se estamos aqui com essas pessoas, há uma razão maior de ser, e foi justamente isso que nos fez crescer mutuamente. A vida continua, e o amanhã certamente será melhor, pois estamos alicerçados em sonhos e esperanças, metas e convicções, ingredientes necessários para promover a tão esperada melhoria na educação em nosso país.
Edinília Nascimento Cruz – Professora Formadora no Município de Itacarambi






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