domingo, 6 de dezembro de 2009

Escola Municipal Carmem Maria Nogueira
Cursistas: Juliana Ferreira Medrado e Zoraide Pereira Mota

Resumo do projeto:

A partir das dificuldades de aprendizagem verificadas em vários alunos matriculados nas séries finais do Ensino Fundamental é que nasceu a necessidade de se elaborar e desenvolver um projeto que representasse as ansiedades da comunidade escolar envolvida e que constituísse um material de apoio para a busca de respostas e reversão - ainda que parcial - dos diversos questionamentos feitos pelos professores em virtude dos problemas observados no cotidiano das salas de aula.
As etapas e ações ora apresentadas foram determinadas por um levantamento de dados realizados previamente através dos resultados das avaliações elaboradas e aplicadas aos alunos no ano de 2008 pela Secretaria Municipal de Educação de Itacarambi e também através de pesquisa informal junto aos Supervisores da escola.
Todo o projeto está estruturado nas linhas e concepções do CBC ­- Conteúdo Básico Comum de - Língua Portuguesa.
Esse projeto ofereceu aos alunos a oportunidade de aplicar, ampliar e aprofundar atitudes básicas relacionadas a procedimentos de leitura e produção de texto, bem como o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito. Os textos dinâmicos e oficinas propostas apresentaram assuntos variados e propícios à reflexão e à discussão. Por vários motivos, muitos alunos não têm contato com a leitura de qualidade.
A escola, então, torna-se o único veículo de interação desses alunos com textos, cabendo a ela oferecer leituras de qualidade, diversidade de textos, modelos de leituras eficazes e consequentemente formar leitores competentes.
"Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros já lidos; que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos que permitam fazê-lo." (Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa, p. 36)
A prática de leitura não se conquista num passe de mágica, requer opção, atitudes, treino. A leitura requer atenção, espírito crítico, análise, o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar. Assim, e preciso saber ler, ler muito e ler bem. E aí entra o Projeto Leitura, Fluência e Compreensão.
Ler é beneficio à saúde mental e ainda não inventaram melhor exercício do que ler atentamente e refletir sobre o texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário