Oficina 6 TP 3 e 1 Oficina livre - 8 horas
GESTAR II NO MUNICÍPIO DE ITACARAMBI A TODO VAPOR
No dia 23.05.2009, realizamos mais 2 Oficinas do GESTAR II no Município de Itacarambi. Foi o nosso 3º encontro e nossas 4ª e 5ª Oficinas. O encontro foi um sucesso. Os professores estão bem entusiasmados e comprometidos, o que tem possibilitado realizar um trabalho de qualidade. As Oficinas foram bastante interativas e os professores cursistas relataram suas práticas de sala de aula com entusiasmo. Foram momentos ricos, fizemos muitas reflexões acerca do ensino e da aprendizagem da língua na perspectiva sociointeracionista. Momentos de calorosas discussões! Foi ressaltado o cuidado no momento da escolha da atividade adequada, considerando o nível da turma e o planejamento necessário. Os professores cursistas também foram orientados a trabalhar com as produções textuais sempre na perspectiva da reelaboração, garantindo o crescimento progressivo do aluno e o sucesso do trabalho.
Alguns professores questionaram o pouco tempo de 15 dias, de uma Oficina para outra, para aplicar um Avançando na Prática de forma significativa dentro de uma sequência didática. Acredito que parte desse problema esteja relacioado à falta de habilidade para redirecionar a prática. Alguns demonstraram ansiedade para esgotar o conteúdo. Em função destes questionamentos, abri um espaço para trabalhar a necessidade de o professor planejar sua prática e transformar as atividades de leitura e escrita em um processo contínuo que não se esgota. Há professores que ainda não entenderam que a linguagem é parte integrante da vida, portanto, um instrumento indispensável, primordial de nossas aulas. Se não for assim, nada terá sentido. Estou convicta de que este problema será solucionado e não será motivo para desânimo. A caminhada é longa, muitos serão os desafios e o importante é que já iniciamos a caminhada e vontade de prosseguir não nos falta.
No segundo momento, foi realizada uma Oficina específica sobre o projeto pedagógico. Cada professor expôs oralmente sobre o projeto elaborado, partindo sempre de uma situação problema. Foi um momento ímpar, uma vez que os projetos apresentados eram enriquecidos com as sugestões dos outros professores e pudemos trocar experiências e muitos tiveram a oportunidade de redirecionar a proposta de trabalho, possibilitando-lhes atingir um resultado mais satisfatório.