domingo, 6 de dezembro de 2009

PROJETO: VINÍCIUS, VOZ E VIOLÃO






PROJETO: VINÍCIUS, VOZ E VIOLÃO







Escola Municipal Adélia Antônia de Almeida Seixas




C O N V I T E
A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.
Vinícius de Moraes


A Escola Adélia Antônia de Almeida Seixas tem o prazer de convidar você para compartilhar de um grande e inesquecível encontro e viver momentos de intensa música e poesia.
O evento será no Clube Recreativo, no dia 13 de novembro, às 19 horas e é parte integrante do programa GESTAR e do Projeto “Vinícius, Voz e Violão”, cujo objetivo é resgatar o texto poético que constitui uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita.

#####################################################################

PROJETO: VINÍCIUS, VOZ E VIOLÃO

"O projeto de escola não começa de uma só vez, não nasce pronto. É, muitas vezes, o ponto de chegada de um processo que se inicia com um pequeno grupo de professores, com algumas propostas bem simples, e que se amplia, ganhando corpo e consistência". (Raízes e Asas – P. 4)


O Projeto Vinícius, Voz e Violão realizado pelos professores de Literatura e Língua Portuguesa com os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Adélia Antônia de Almeida Seixas, nasceu da necessidade de se trabalhar o texto poético, tanto na análise quanto no estudo da vida do autor.
Pretendeu-se que os alunos percebessem que a literatura os estimulassem a crescer individualmente e coletivamente, através da leitura do pensamento e do fazer poeticamente.
Acreditamos e defendemos, como afirma Emília Ferreira, "que se aprende em interação com os outros, a riqueza de todos numa turma de alunos não é só aceitável, mas desejável desde que os mesmos deem-se conta de entender mutuamente, isto é, de acompanhar suas hipóteses e raciocínios". O trabalho com a literatura nos dá o privilégio de trabalhar o texto poético nos permitindo sentir a emoções, o encantamento do "eu" através da leitura, do pensamento e o fazer poeticamente.
E nada melhor do que as obras de Vinícius de Morais para despertar esse interesse, ele que lutou pela nossa cultura e que com a inteligência que lhe foi destinada escreveu poemas, músicas e com imensa facilidade sabia expressar seus escritos.



AVALIAÇÃO

CONCLUSÃO E RESULTADOS RELEVANTES OBTIDOS

O projeto alcançou um resultado além das nossas expectativas no sentido de que provocou a sensibilização dos alunos, que demonstraram estar mais interessados e motivados para ler, declamar interpretar e produzir poesias.
Nesse trabalho, os alunos puderam expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades através das diferentes linguagens: a corporal, musical, a poética, a plástica, etc.
No decorrer do projeto, os resultados foram se evidenciando no envolvimento e no entusiasmo demonstrados pelos alunos, no progresso verificado na percepção e na assimilação da linguagem poética.
Edinília Nascimento Cruz – Formadora e professora participante do Projeto




Nenhum comentário:

Postar um comentário