domingo, 6 de dezembro de 2009

Projeto de Intervenção Pedagógica Língua Portuguesa

Escola Municipal Dona Amélia Pacheco

Título do Projeto: Dificuldades na Leitura e Produção de Texto

Concepção do Projeto

Este projeto teve como finalidade amenizar as dificuldades do aluno em relação à aprendizagem.

O projeto objetivou diminuir as dificuldades encontradas pelos alunos do 6° ao 9º anos do Ensino Fundamental em leitura, produção de texto e dificuldades na ortografia, que são um problema comum encontrado entre os alunos do Ensino Fundamental. Surge com isso a necessidade de trabalhar variedades de textos, incluindo os gêneros textuais relacionados ao convívio do aluno.
Sendo assim, o objetivo deste trabalho se baseia no estímulo à leitura e ao desenvolvimento do potencial criativo e crítico do aluno, como ainda desenvolver as habilidades de ouvir, falar, ler, interpretar, escrever e criar soluções para determinado assunto. Para isso, utilizaremos variados tipos de textos e os gêneros textuais.
Esperamos, dessa forma, que os alunos interpretem textos verbais e visuais, opinem sobre o assunto a ser abordado, reconhecendo os erros ortográficos que surgirem e que se sintam satisfeitos em desenvolver os trabalhos.

Resumo do Projeto

Analisando o desempenho geral dos alunos nas disciplinas, verificou-se a existência de defasagem em relação ao conhecimento. Diante disso, tornou-se necessário desenvolver um trabalho dinâmico e pedagógico visando melhorar o desempenho dos alunos. Nessa perspectiva é que o trabalho com o Projeto veio representar uma nova estratégia como forma de organizar conhecimentos, priorizando a leitura e produção de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário