“Estudar é a forma de reinventar, de recriar, de re-escrever – tarefa de sujeito e não de objeto.”(Paulo Freire)
Edinília
Este espaço é aberto à linguagem, em todas as suas manifestações e facetas, pois a linguagem é o que há de mais próprio e comum a nós e à realidade em que estamos inseridos. Bem-vindos a este blog. Bem-vindos ao mundo das múltiplas linguagens.
**************************************************************
Itacarambi, 26 de setembro de 2009.
Como vai? Tudo bem? Espero que sim. Eu estou bem. No momento, sinto-me sobrecarregada com tantos encargos na escola. Mas em um aspecto sinto-me aliviada: o Gestar II, pois se trata de um programa que nos deixa “com a faca e o queijo na mão”, pois proporciona um momento de descoberta, socialização das atividades em sala de aula, e o que é mais importante, já recebemos as atividades prontas e são ótimas sugestões. Espero que você concorde comigo.
Mande notícia. Até mais.
Luciene
PS: Principalmente a TP 6 que nos mostrou um caminho para o êxito no Letramento Literário: planejamento, estratégias diversificadas, etc.
***************************************************************
Numa certa cidadezinha, havia um grupo de professores bastante desmotivados, porque seus alunos não tinham vontade, nem gosto de ler e, na hora da leitura, muitos davam uma de João sem braço, mas até chegar o momento de um certo encontro que mudou, transformou a angústia em alívio.Afinal, foi descoberto que não havia porção mágica, pois foi ensinado que há vários caminhos para atingir as metas e que qualquer mínimo progresso é sempre um avanço. Nossa! Que ótimo! Todos a partir deste dia, deste encontro, sentiram-se melhores!
Havia um planejamento! Havia um sucesso! Então, todos reanimados pelo encontro descobriram que não é preciso chutar o balde, afinal é somente preciso andar na linha.
E enfim, todos viveram felizes para sempre.
Érica de Souza 26.09.09
*****************************************************************
Você já não sabe mais o que fazer para dar aulas atraentes e motivadoras1 Então seus problemas acabaram!
A TP6 é uma mão na roda. Nela você encontra várias sugestões de atividades de produção textual, planejamento, escrita, revisão e edição para aplicar em ala de aula. E ainda mais. Comentários de estudiosos sobre metodologias eficazes e ineficazes.
Eliene Moura
*************************************************************
Aula Legal?
Chegou!
Você, professor de Português está desmotivado com suas aulas? Não tem mais atividades para trabalhar com seus alunos?
Na TP6 você encontrará a solução. Ensine-os a argumentar, ler e muito mais...
A TP6, a AA6 serão uma mão na roda, seus alunos vão andar na linha sem aulas...
Não espere! Corra para o GESTAR II.
Meirielle
**************************************************************
C O N V I T E
Convido a todos a “Acertar na mosca” participando em outra oportunidade dos produtivos encontros do GESTARII. Nestes encontros analisamos e aprendemos com a PT6. Não percam, pois vocês podem terminar “entrando pelo cano”.
Juliana Monteiro
************************************************************
A leitura e a escrita
são essenciais para a formação.
Com o estudo da TP6,
ficamos com a faca e o queijo na mão.
A estratégia estando presente
Garante o sucesso frequente
para uma boa produção.
Está provado e comprovado,
não há porque duvidar.
O planejamento teremos que usar.
Isabel Cristina
*************************************************************
PLANEJAR
Devemos planejar
Com muita atenção
Para que os alunos tenham
Uma boa preparação.
E aprendo a fazer os textos,
Com coesão e coerência
E uma boa qualidade
De argumentação.
Para desenvolver as atividades
Escritas com precisão
Para não pagar o pato
Por uma confusão.
Literatura para adolescentes
É uma grande opção
Para desenvolver a capacidade
De uma boa produção.
Elza Pires
*************************************************************
Itacarambi, 26 de setembro de 2009.
Querido tempo,
Ando de cabeça quente, tentando organizar meu tempo e desenvolver as atividades propostas pelo projeto GESTAR II.
Este projeto é bom, exige dedicação e coragem para vencer os desafios. Mesmo minha turma não alcançando todos os objetivos, não desistirei. Seguirei em frente. O projeto veio me direcionar e reanimar. Achei a TP6 difícil de adaptar ao nível de meus alunos. Mas tenho estudado e buscado uma forma de adaptar.
***************************************************************
Itacarambi, 26 de setembro de 2009.
Estimados colegas professores,
Venho através dessa colocar o que foi passado nos últimos encontros do GESTARII abordado na TP6 Unidades 21, 22, 23 e 24 sobre a argumentação. A professora e formadora, confesso, é bem dinâmica e muito criativa, pois nos ajudou e esclareceu sobre os assuntos abordados. Posso dizer que foi um trabalho lucrativo e bem dinâmico, nos ajudou a esclarecer muitas coisas.
Quero relatar que as últimas seções foram muito interessantes, pois teve um momento bem legal, sobre a discussão das leituras dos livros infantis.
Sabe, foi legal, pois foi uma mão lavando a outra. Todos participaram e nos ajudamos uns aos outros, todos já estavam de cabeça quente, mas valeu. Foi muito legal.
****************************************************************
Carta de Opinião
O tema da TP6 acertou na mosca e mostrou qual é o X da questão, impedindo que continuemos a descascar abacaxi em sala de aula.
Aprendi tanto que a partir daqui não mais engolirei sapo, nem ficarei pagando o pato sozinha pro meu aluno não querer ler o que indico.
Com tanto estudo sobre argumentação e linguagem, planejamento e revisão, leitura literária, meus alunos estarão com a faca e o queijo na mão e escolherão não ficar entrando pelo cano, ou pisando na bola a vida inteira.
Cássia Cardoso
***********************************************************