sexta-feira, 3 de abril de 2009

Repensando a Educação

Repensando a Educação
“Estudar é a forma de reinventar, de recriar, de re-escrever – tarefa de sujeito e não de objeto.”(Paulo Freire)

Aqueles que atuam na área educacional, em todos os níveis, não desconhecem o quanto tem sido buscado um ensino de leitura eficiente o bastante não só para tornar o indivíduo autônomo na interlocução com os diversos tipos de textos presentes na “sociedade letrada”, mas também para poder fruir esteticamente de obras que têm na escrita a concretização de uma realização artística.
A sociedade atual estabelece novos desafios e exigências, balizados na construção de novos paradigmas e que geram novas oportunidades e desafios. O propósito de nos aliarmos a essa tão inovadora forma de fazer educação, por meio do GESTAR II, é a possibilidade de vislumbrarmos a melhoria da qualidade do ensino.
Não nos permitiríamos fugir a esse desafio. O fato de nos submetermos a ele é efeito de nossa vontade de despertar a intuição e o sentimento das possibilidades e das crenças. Deixemo-nos levar pelo mundo da linguagem, mundo este cheio e repleto das potencialidades humanas. O mundo das figuras, das palavras, o mundo metafórico, é o único capaz de nos fazer despertar para a vida, de nos conduzir às melhores saídas dos horrores e fragmentações impostas pela e com a modernidade.
Este espaço é aberto à linguagem, em todas as suas manifestações e facetas, pois a linguagem é o que há de mais próprio e comum a nós e à realidade em que estamos inseridos. Bem-vindos a este blog. Bem-vindos ao mundo das múltiplas linguagens.
Edinília
INTERLÚDIO

A narrativa deste livro contempla a possibilidade de o homem transitar entre o passado e o presente, colher no passado os fragmentos para construir o momento presente, através do olhar perceptível da vida.
Tudo se constrói a partir das leituras dos fatos pela memória, num jogo simbólico em que a realidade objetiva passa a ser produto da realidade subjetiva revelando aspectos de vidas em épocas passadas. É neste universo sedutor de mistérios que o nosso narrador retoma o passado, repensa o presente e projeta o futuro.
Santiago, protagonista desta história, mostra-nos que o ser humano é dotado de infinita capacidade de evolução, abrindo novas trilhas, buscando novas direções, assumindo o controle da própria vida, melhorando sua situação atual, aumentando a fé e a esperança no futuro.
O livro está à venda na Palimontes - Montes Claros - Rua Cel. Joaquim Costa, 270 - Fone: (38) 3229-1700