PROBLEMATIZAÇÃO
Através do diagnóstico efetuado por meio da avaliação de entrada elaborada pelo MEC/Gestar II, aplicada na turma referência, percebeu-se a necessidade do domínio das práticas discursivas orais e escritas, pois os alunos encontram dificuldades em ler e escrever, além de não conseguir estabelecer relações entre informações de diferentes fontes ou que necessitem de interferências.
PÚBLICO-ALVO
O projeto foi direcionado à turma do 6° ano, do turno vespertino, composta de 24 alunos da Escola Estadual da Vila Florentina.
JUSTIFICATIVA
O projeto Ler para Compreender, Buscar para Conhecer tem por objetivo diminuir a defasagem de aprendizagem dos alunos do 6° ano, em práticas de leitura e escrita. O público-alvo são os alunos com muitas deficiências de leitura e aprendizagem, pois apresentam comportamento bastante ativo, comprometendo o ambiente de aprendizagem pela falta de hábitos de higiene e educação, muitos têm uma noção deturpada de seus direitos e ignoram seus deveres. A escola encontra dificuldade para estabelecer limites e regras, pois acaba atraindo incompreensão dos pais com relação à escola.
Os alunos, em boa parte, são oriundos dos assentamentos que se localizam no entorno da Vila Florentina e seus pais são trabalhadores, produtores rurais ou diaristas em fazendas circunvizinhas. Os filhos não contam com a presença dos pais durante boa parte do dia, por isso andam sem compromisso e com toda a autonomia indevida para a idade deles. Por não terem o acompanhamento dos pais, não fazem deveres escolares em casa, não se preocupam em ler, não assumem nenhuma responsabilidade com o estudo das matérias vistas na escola.
A escola é apenas uma extensão da casa, onde procuram divertimento, não o conhecimento, buscam alimentos, não crescimento. Acabamos com muitos problemas em mãos e poucos recursos para propor solução. Os pais não têm noção do quanto a independência indevida de seus filhos é imprópria e acabam apoiando-os e não estabelecendo limites, que os ajudariam a crescer equilibrados emocionalmente.
Cássia Cardoso Lima dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário