domingo, 20 de setembro de 2009

Relatório de experiência - aplicação do avançando na Prática

Relatório de experiência realizada em sala de aula

Professora cursista: Érica de Sousa Freitas Macêdo
GESTAR II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - 2009

O relato a seguir apresenta atividades realizadas na turma do 9° ano (Paz) do 1° turno, da Escola Estadual Professor Josefino Barbosa. que tem como temática a construção da argumentação, da Seção 1, da Unidade 21 - Leitura e processos de escrita 11 - TP6, especialmente as sugestões do Avançando na Prática da página 23. Essa seção em questão tem como objetivo identificar marcas de argumentatividade na organização dos textos.

Os trabalhos foram iniciados com uma discussão sobre diversas temáticas atuais e pertinentes à faixa etária dos alunos. Após esse momento, foi feita a divisão em grupo para que a discussão se tornasse mais específica e, assim, a discussão resultou na escolha do tema Gravidez precoce (tese). Em seguida, cada grupo foi desafiado a escrever possíveis argumentos (motivos) para defesa da tese escolhida. Após esse momento, individualmente cada aluno deveria formalizar um texto dissertativo abordando a tese escolhida e os argumentos já identificados pelo grupo. A professora, nesse momento, fez uma explanação detalhada do conteúdo básico de cada parte da dissertação (introdução, desenvolvimento e conclusão). Após a primeira escrita, foi feita uma primeira leitura e correção, o que resultou em mais uma reescrita.

Depois de todas essas aulas, foi o momento da correção de atividades da AA6, relativas às aulas 2.3, 6 e 8. Encerrou-se esse período de aula com as atividades ainda por corrigir e a reescrita do texto mais uma vez, a partir das observações feitas com os exercícios da aula anterior correspondente a AA6.

Essas aulas foram muitíssimo produtivas e bastante reflexivas. Foi notório o envolvimento dos alunos com as atividades propostas, uma vez que estavam bem inteirados da temática.
Érica de Sousa Freitas Macêdo - Professora cursista

Um comentário:

  1. Que bom perceber que o texto argumentativo pode sim ser prazeroso de produzir, principalmente, quando se trabalha com o que está próximo do aluno e aprende que escrever é um trabalho, é um ofício, a que todos podem ter acesso e desenvolvê-lo...
    Obrigada pela partilha!
    Um abraço.

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