terça-feira, 15 de dezembro de 2009

“Todo jardim começa com uma história de amor, antes que qualquer árvore seja plantada ou um lago construído é preciso que eles tenham nascido dentro da alma.”
(Rubem Alves)

A educação é do tamanho da vida.Não há começo, não há fim.Só travessia.” (Rubem Alves)

Relatório do Seminário de Encerramento do GESTAR de Língua Portuguesa e do lançamento do livro Tramas e enredos em prosa e verso

O gestar para nós aqui no município de Itacarambi foi assim como essa citação de Rubem Alves, uma travessia que nos levou a uma dimensão mais plena da vida. Estamos finalizando as nossas atividades, mas o nosso crescimento e aprendizado jamais terão fim.

O dia 11 de novembro de 2009 certamente ficará marcado na história de Itacarambi como um dia muito especial: o Seminário de Encerramento do GESTAR de Língua Portuguesa, e o lançamento do livro Tramas e enredos em prosa e verso.

O evento organizado por mim e pelos professores cursistas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, ocorreu de forma muito especial com a participação efetiva dos alunos, pais e da comunidade. O GESTAR no nosso município teve um excelente resultado e atingiu plenamente o objetivo proposto de sensibilizar o professor e promover uma mudança de prática pedagógica. Foi um trabalho realizado em equipe com muito empenho e determinação. Nesse seminário, a comunidade de Itacarambi pode conhecer, entender e compreender que o GESTAR é um programa de formação continuada que realmente traz um diferencial, é um programa capaz de promover a mudança tão necessária e esperada, o que de fato ocorreu.

O lançamento do livro veio somar e comprovar que o trabalho realmente produziu bons frutos e o mais importante é saber que estes frutos se multiplicarão ao longo dos próximos anos. Nosso sonho é mais que sonhar, é dialogar, interagir, encontrar o você que não está em nós e o nós que você não vê. Por isso esse livro traz a soma de todo um esforço traduzido em palavras, sentimento e aprendizado efetivo de práticas de leitura e escrita.

Como professora, levarei comigo a certeza de que estamos potencializando a capacidade de nossos alunos de alçar voos ir além das linhas e dialogar, tecendo infindáveis e prazerosas prosas.

Tivemos a participação efetiva de todas as escolas integrantes do GESTAR em Itacarambi. Os alunos das comunidades rurais compareceram e tiveram momentos inesquecíveis. Cada escola integrante desse programa teve a oportunidade de fazer a sua apresentação coordenada pelos professores cursistas. Foram entregues 600 livros aos alunos das salas referências e autores do livro. Os alunos receberam o livro com muita satisfação e entusiasmo. Tudo estava em perfeita harmonia. Tivemos as mais variadas manifestações de linguagem: apresentação de música abordando a temática valores, compostas pelos alunos, teatro mudo, declamação de poesia, dança, enfim foi o momento para manifestação das múltiplas linguagens e das linguagens dos múltiplos.

Para encerrar, quero dizer que, como escrevi no texto tapete mágico e tantas vezes aqui neste blog, o GESTAR foi uma viagem na qual pude completar a vida em suas múltiplas facetas. O GESTAR se tornou uma parte de minha vida e por meio dele tenho certeza de que multipliquei a esperança, fortaleci crenças e plantei sonhos que serão regados com muito amor para no futuro podermos contemplar uma educação mais justa e igualitária em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário