terça-feira, 21 de abril de 2009

Livro - Nas Margens do Rio e do Papel



O livro Nas Margens do Rio e do Papel registra emoções, sentimentos, vivências nas mais variadas formas de expressão e legitimidade dos alunos da Escola Estadual Professor Josefino Barbosa, em Itacarambi.

A essência deste trabalho é prioritariamente incentivar a leitura de obras literárias representativas, estimular a criatividade, a afetividade, a emoção, o espírito inventivo com a intenção de contribuir para formar uma nova geração de leitores, mais capazes e mais críticos. Procura também promover o desenvolvimento do gosto poético em análise e produção, valorizando textos literários produzidos pelos alunos do Ensino Médio e Fundamental.


Nas Margens do Rio e do Papel é o resultado de um grande desafio: o de possibilitar aos educandos uma melhor compreensão do mundo em que vivem e, consequentemente, refletir sobre sua condição de cidadão. Sabe-se que a capacidade de leitura, reflexão, domínio da linguagem e a apropriação da escrita são condições básicas para o pleno exercício da cidadania.

É preciso desnudar a dura realidade que nos cerca. É preciso ler e compreender a vida, apropriar-se das linguagens em suas diversas facetas e fazer dela um processo de compreensão mais crítico da realidade, de modo a tornar a vida um instrumento de integração, de desenvolvimento e de relações mais humanas, capazes de minorar as múltiplas formas de intolerância, injustiça e desamor que entristecem o ser humano a cada dia.

De posse dessa compreensão do mundo que se desnuda, os alunos perceberam que é preciso ir mais longe, porque são humanos, têm alma e necessitam sentir, vivenciar a alegria de ser gente, de viver a fantasia, a memória, a fé e a esperança.

Nas páginas deste livro podemos ver traduzida a memória do povo brasileiro que sofre, mas que também é persistente e sente o pulsar da vida, manifestado na vontade de lutar e amenizar essa dura realidade. Tudo isso se revela na sensibilidade desses jovens escritores e poetas que se propuseram fazer essa leitura compartilhada e, ao mesmo tempo, reveladora do momento introspectivo de cada um, mediante um diálogo íntimo e a liberdade de expressar e manifestar emoções.

Como educadores, percebemos a necessidade de intermediar e promover o encontro destes dois mundos: o ideal e o real. Mundos que se divergem e que se contraem, pois é tão pouco o que esses jovens precisam, mas é tudo o que lhes falta para torná-los mais solidários, mais participativos e mais felizes. A realidade dura com que muitos se deparam, muitas vezes, ofusca a capacidade de sonhar, de acreditar, de buscar novas oportunidades. O universo literário, muitas vezes tão distante, é uma porta aberta para promover este encontro e reacender esta luz que mantém acesa a chama da vida, pois assim há séculos vive o ser humano, tentando transformar utopia em vida, sonho em realidade.

Percebe-se que, assim como os adultos, esses jovens também estão sedentos de justiça, de paz, de respeito. A vida precisa ser valorizada, os excluídos precisam ser acolhidos, o egoísmo precisa ser destruído. É urgente, ainda que não iminente, construir um mundo em que os jovens não vivam só por viver, mas que a vida tenha sentido para eles, que realmente pratiquem a verdadeira cidadania, mesmo estando perdidos em meio à escuridão, pois não se quer viver de ilusão, mas buscando solução, dignidade, enfim, formando jovens mais conscientes, aptos a promover essa transformação.
Edinília Nascimento Cruz

Um comentário:

  1. É um livro lido por você e por seus professores-cursistas? É também uma ótima indicação, pelo que diz o seu texto, para trabalhar a última unidade da TP 6.
    Seus textos têm o poder de hipnotizar, seduzir, encantar... Que vontade de ler mais esse livro...
    Um abraço.

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