terça-feira, 21 de abril de 2009

Livro A Linguagem Pictográfica nas Cavernas do Vale do Peruaçu


O Vale do Peruaçu, entre os municípios de Januária e Itacarambi, é um cenário de esplêndida beleza, mistérios e encantamentos. No meio de tanta magia o homem primitivo debruçou-se para deixar suas marcas: pinturas rupestres que testemunham a pré-história e convidam a uma viagem no tempo, mostrando vestígios da presença humana há 12 mil anos.

Este livro é um estudo interpretativo dos painéis de arte rupestre das Cavernas do Peruaçu, estabelece a interação do ser humano através de uma leitura analítica dos conceitos, temas e figuras representativos ali existentes.

A linguagem através da arte nas pinturas e desenhos das paredes das cavernas é uma das mais antigas formas de comunicação humana. Essa arte é a mais eloqüente forma de expressão da alma e documenta a época em que foi concebida. A partir dela, o homem se organizou em sociedade e passou a viver em grupos, marcando seu ingresso na cultura.

As pinturas rupestres externam não apenas sentimentos individuais, mas também sentimentos coletivos, a vida social e a cultura de uma época, com seus costumes, crenças e filosofias. A inteligência, o discernimento e a emoção do ser humano fizeram da arte uma linguagem complementar e indispensável em todas as manifestações associativas.

Desta forma, o objetivo é traçar uma linha de desenvolvimento dos símbolos, especificamente da arte pré-histórica, linguagem simbólica registrada nas paredes das cavernas há milhares de anos, relacionando-as com outras formas de linguagem, buscando a compreensão de sua eficácia enquanto uma das formas de comunicação mais antigas e mais significativas no processo de linguagem não-verbal.


A autora

Um comentário:

  1. Minha outra tarefa de casa (risos). Assim que ler, darei o retorno. Você já sugeriu a leitura desse livro para que os professores possam ampliar os seus trabalhos sobre linguagem não-verbal com os alunos?
    Um abraço.

    ResponderExcluir