segunda-feira, 3 de maio de 2010


“Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas", dizia o poeta Mário Quintana.

Quem descobre prazer numa obra literária nunca mais para de ler. Quando chega ao fim de um livro, já está motivado para abrir o próximo. E só tem a ganhar com isso. O papel da escola é fundamental nesse processo. E quem melhor que o professor para despertar em seus alunos o prazer da leitura? São muitas as atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula com esse objetivo.

O ato de ler só passará a fazer parte da vida de uma pessoa quando ela descobre a paixão pela leitura, quando de fato ela consegue fazer a travessia do mundo da escuridão para o mundo da luz, da magia. Então por que todos os alunos têm a liberdade para viajar para o mundo encantado da leitura e poucos conseguem fazer isso? A resposta é simples, porque ainda não sentiram o inusitado gosto e sabor da leitura. Alguns até já experimentaram, porém não descobriram o segredo, não encontraram a chave.
Não descobrimos a 'fórmula' exata para desenvolver e criar o interesse pelo universo das leituras, mas, o que podemos e devemos fazer como incentivo fundamental é apresentar o ‘valor’ triunfante que a leitura traz para as pessoas que dela fazem uso e o seu progresso na abertura de 'portas' para um futuro eficaz e próspero na vida do cidadão que lê. É muito importante que esse hábito pelas leituras chegue às salas de aula com grande influência familiar, pois, quando enraizado o incentivo no contexto familiar, fica mais fácil para o professor, criar ofertas múltiplas e instigantes, proporcionando, desse modo, uma imersão no mundo da leitura e oferecendo condições para que ela se torne, efetivamente, uma prática intertextual na vida dos alunos.
BOA LEITURA
Ednília

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