segunda-feira, 3 de maio de 2010


O QUE É LER?

Ler é uma experiência única para cada um, e cada um a interpreta como deseja, de acordo com suas experiências e vivências. Fazemos leituras diárias de acordo com as necessidades que a vida nos impõe. Assim, lemos por prazer, lemos para obter informação, e ainda há os que leem por obrigação. O mundo de hoje nos exige leituras, leituras diversas e variadas. Ler nesse mundo cercado de texto é quase como respirar. Então, por que muitos não gostam de ler?

Durante este período escolar refleti intensamente com meus alunos sobre a ausência da prática de leitura e a resistência de muitos quando o assunto é ler. Muitas opiniões, desabafos e questionamentos surgiram. Essas opiniões serviram como um importante suporte de reflexão para a importância que a leitura desempenha no nosso dia-a-dia e também no processo de ensino/aprendizagem.

Diante do baixo índice de leitura de nossos alunos e da difícil tarefa de formar leitores, nem tudo é escuridão, há sempre novas possibilidades e novos caminhos. Sabemos que a não prática da leitura de nossos alunos em boa parte está relacionada com a maneira que a leitura foi introduzida na vida desses alunos. Muitas vezes a experiência ocorreu de uma forma frustrada sem suscitar o desejo, as emoções e os sentimentos. O que podemos fazer é tentar percorrer o caminho inverso, fazer da prática algo que de fato venha suscitar o desejo de os adolescentes terem um verdadeiro encontro com a leitura. A leitura é fundamental para aguçar a imaginação e o poder de argumentação, atributos básicos que permitem uma vida melhor, produtiva e, sobretudo, participativa.

Edinília Nascimento Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário