domingo, 25 de outubro de 2009

Relatório do 12º encontro do GESTAR em Itacarambi - TP1 - 0ficina 2





“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”
Augusto Cury




Reinventando a Educação


O 12º encontro do GESTAR em Língua Portuguesa, realizado no dia 24/10, ocorreu de forma bastante enriquecedora e proveitosa. Os professores cursistas estavam motivados e participativos. Tudo ocorreu em um clima de troca, partilha e satisfação pois foi um momento propício para certificar que o esforço e a dedicação estão produzindo aprendizagem em nossos alunos.

A oficina teve início com a leitura da mensagem “O Presente”. Cada dia da nossa vida é um presente de Deus para nós. Essa mensagem também nos fez refletir que “Nada na vida acontece em vão”, tudo tem um porquê e um para que. E o Gestar foi um presente muito valioso para nós que estamos em busca de dias melhores na educação.

A primeira parte da oficina buscou indicar as razões do estudo prioritário de textos no ensino/aprendizagem. Abri o nosso estudo do dia com a apresentação e a exposição dialogada das unidades 3 e 4 da TP1. Inicialmente, discutimos e debatemos “O texto como centro das experiências no ensino da língua.” Abrimos nossos diálogos com o questionamento: “Afinal, o que é texto? Após ouvir as definições dos professores cursistas, falamos sobre as transformações ocorridas na concepção de língua e linguagem. É preciso tratar a linguagem como interação. Com a opção pelo conceito de interação, os estudiosos querem sublinhar o que a linguagem é na essência: uma ação entre sujeitos. Todas as nossas interações se processam por meio de textos.

Nem sempre o texto foi entendido como toda unidade de sentido. Somos frutos de uma geração em que essa definição não se enquadrava e o texto estava longe de ser o centro das aulas de Língua Portuguesa. Em função disso, chamei a atenção dos cursistas para a necessidade de renovarmos sempre a nossa prática de ensino, de nos adequarmos às novas necessidades sociais e, consequentemente, às necessidades de nossos alunos. Vivemos em um mundo em construção e nada, absolutamente nada, está pronto e acabado.

Para dar sustentabilidade às nossas discussões, pedi que os professores refletissem sobre os seguintes questionamentos:
- Você explora textos diversificados do livro?- Você acrescenta textos de sua escolha?- Que tipo de texto você rejeita e qual você prefere? Por quê?

Os professores se posicionaram expondo seus questionamentos e juntos chegamos a um ponto comum, de que cabe ao professor fazer uma boa seleção e um bom planejamento, de modo que as aulas se tornem mais agradáveis e produtivas com textos que realmente agucem a vontade do aluno e o trabalho não se torne um massacre para os educandos.

Falamos também sobre o pacto de leitura. É fundamental termos claramente que no universo dos textos existe um universo de intenções e de condições de produção. Essas condições abarcam conhecimento, emoções, expectativas e aptidões. O aluno precisa perceber que o contexto em que produz determinado texto, o interlocutor, a relação entre eles, o momento vivido são imprescindíveis para dar o sentido que se quer ao texto. Este momento foi oportuno para percebermos como é importante contextualizar o texto e em que condições foi produzido de nodo a permitir uma melhor compreensão. Finalizamos essa unidade com a leitura e o debate sobre o Ampliando Nossas Referências – “História de um Conceito”. Foi uma discussão necessária e bastante pertinente.

Passamos para o 2º momento e apresentei os slides e discutimos sobre O diálogo entre textos: a intertextualidade. Nossas discussões se pautaram na necessidade de buscar uma relação mais próxima com a vivência dos alunos para introduzir o conteúdo de forma mais significativa e, para isso, nada melhor que iniciar uma conversa sobre os traços de intertextualidade em nossa vida cotidiana. Analisamos a presença do recurso da intertextualidade nos textos publicitários, nas músicas, tirinhas, filmes. Salientamos que temos um rico material para se trabalhar com isso de forma efetiva e prazerosa.

Passamos então para o relato de experiência e nesse momento os professores manifestaram-se expondo suas vivências em sala de aula. A professora Érica iniciou relatando sobre o trabalho realizado com o Avançando na Prática da página 136, que propõe resgatar os ditados e falas populares dos idosos pelos alunos e estabelecer uma análise. A professora considerou a realização do trabalho válido e positivo, porém deparou com um problema: ao registrar os relatos, os alunos não conseguiram fazer a transposição da oralidade para a escrita, o que a fez perceber e planejar sequencialmente um trabalho nessa perspectiva. A professora Beatriz também trabalhou essa atividade em uma escola da zona rural e relatou que houve uma grande receptividade dos alunos e dos idosos da comunidade por poder interagir com os jovens.

As professoras Conceição, Jovenice e Isabel optaram pelo Avançando na Prática da página 65 que propõe um trabalho de interpretação e reflexão sobre a temática separação. A análise se deu a partir do texto “Por que seus pais estão se separando?” O trabalho foi realizado interdisciplinarmente e disseram ter ficado surpresas ao identificar na sala muitos alunos de pais separados. Foi um momento rico em que os alunos se sensibilizaram e se sentiram motivados a relatar sobre suas próprias vidas, traumas e angústias. A atividade foi finalizada com a produção de um texto argumentativo.

A professora Juliana relatou sobre o Avançando na Prática da página 144, em que propõe a produção de um texto por meio da intertextualidade. Os alunos produziram vários textos. Achei interessante e válida a observação da professora de que os alunos, ao produzir os textos, preocuparam-se com quem seria o leitor do texto e em planejar o assunto já tratado anteriormente. É gratificante perceber que realmente os alunos aprenderam e já estão incorporando e aplicando os conhecimentos adquiridos e isso prova que houve significado para eles. No momento oportuno, foi também compartilhada a satisfação com o resultado do trabalho com o projeto sobre leitura e que os resultados estão bastante visíveis nas ações diárias dos alunos.

As professoras Vanderléia e Cássia continuaram com as atividades do Avançando da página 17, por terem percebido as dificuldades dos alunos em realizar leitura dramatizada. A professora Suely trabalhou com o Avançando da página 102, relacionando-o com o tema transversal cidadania e propondo a produção de outdoor em função de amenizar um problema na comunidade, que é de jogar lixo em locais não adequados. As professoras Elza, Zélia e Maria José relataram ter dedicado a semana para enfatizar o trabalho com o projeto, que também trabalham objetivamente um amplo enfoque com textos. O professor Amerindo relatou as dificuldades que os alunos ainda apresentam com ralação aos gêneros textuais e enfatizou o trabalho com o objetivo de retomar as atividades por meio do projeto que está em andamento sobre valores e gêneros textuais.

Após os relatos, os professores em grupo realizaram a atividade prática, produção de um plano de aula, tendo como base a fábula “A Língua” e em seguida todos fizeram a exposição oral, quando surgiram muitas ideias ricas e criativas e procurei interagir acrescentando algumas sugestões.

Por fim, como estamos quase chegando ao final de nossa caminhada no GESTAR, pedi aos cursistas que iniciassem a preparação de uma avaliação de todo o percurso no GESTAR, de forma que realmente mostrassem, passo a passo, todo o processo, erros, acertos, crescimento, dificuldades encontradas, superação, enfim, um relato que avaliasse o GESTAR em sua totalidade. Propus essa produção por meio da dinâmica do Tapete Mágico. Um texto que dialogasse com a música e com toda a vivência dentro do GESTAR. Propus também um plano de aula e, como sugestão, essa dinâmica de produção textual com os alunos. Para ilustrar o que realmente estava solicitando e para finalizar os trabalhos do dia, apresentei o texto que produzi para expressar toda a minha caminhada (veja o texto postado).

Os professores irão planejar e produzir os textos em casa e no último encontro do curso todos compartilharão as produções e as experiências adquiridas.

Um comentário:

  1. Como é maravilhoso e gratificante ver, a partir de seu relatório, como o Gestar está modificando a prática dos professores e a postura dos alunos perante o aprendizado!!! Aqui incluo o seu trabalho, que também tem sido base firme para os propósitos do Gestar!

    Parabéns a todos!!!

    Um beijo.

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