domingo, 30 de agosto de 2009

Relatório Reflexivo -Oficina 10 - TP5

Relatório Reflexivo

Oficina 10 - TP5 - 2ª parte - unidades 19 e 20 - duração 8h - data: 22.08.2009


Esta oficina teve um significado especial para mim e para os cursistas, sinalizou a metade do percurso no Gestar, ou seja, o término da primeira fase do Gestar no nosso município. Os professores estavam eufóricos, pois eu iria recolher os portfólios para levar para o encontro. Eu, como formadora, estava cheia de expectativas. No dia seguinte, iria para o segundo encontro de formadores do Gestar, em Montes Claros.

Inicialmente, ouvimos a música “A Lista” e lemos o texto “A necessidade de reflexão”, para abrir nossas discussões do dia. Debatemos sobre a importância de estarmos avaliando cotidianamente nossa prática, de modo a identificar as falas e possibilidades de melhoria. Temos plena consciência de que, hoje mais do que nunca, não se atualizar é estagnar e retroceder. E o Gestar é um bom caminho para possibilitar uma atuação mais reflexiva do professor.

Partimos para nossas reflexões teóricas. Primeiramente, dividi os professores em pequenos grupos e cada grupo ficou com uma das seções das unidades 19 e 20. Em seguida, houve o momento da socialização. Abrimos com as discussões da unidade 19, Coesão Textual, e os grupos fizeram suas colocações, tendo surgido muitas dúvidas e questionamentos. Apresentei os eslaides sobre o assunto e fiz exposições, em forma de diálogo aberto, permitindo que os cursistas colocassem, sem receio, suas dificuldades e contribuições.

Analisamos oralmente o texto “Circuito fechado” e realizamos uma atividade prática a partir do texto uma “História sem pé e sem cabeça” e, por meio dela, pautamos as discussões de marcas de coesão, os elos coesivos e a progressão textual. Passamos então para a unidade 20 e repetimos o mesmo procedimento.

Para nos aprofundarmos mais em nossas discussões, fizemos o estudo do texto “Ampliando nossas referências”. Os professores manifestaram suas opiniões e também suas dúvidas e questionamentos sobre qual será a melhor forma para que nossos alunos escrevam textos coerentes e coesos.

Para complementar e esclarecer muitas dúvidas, apresentei o texto “Coesão e coerência textual: questão de gênero” (Roselene dos Anjos) e debatemos sobre o seguinte questionamento: - O que queremos mesmo dizer quando afirmamos que um texto de nossos alunos está incoerente? Discutimos a necessidade de o professor mostrar o funcionamento dos mecanismos de coesão e coerência na situação e produção específicas em que o texto está inserido, pois coesão e coerência não funcionam sempre da mesma forma em todos os textos e isso nos chama a atenção para trabalhar coesão e coerência associadas ao gênero textual. Foi um momento rico e necessário e muitos cursistas relataram que não haviam atentado para essas questões.

Passamos então para o 2º momento, “Relatos de experiências”. Cada cursista expôs o “Avançando na prática” desenvolvido em sala de aula. Foi um momento de detectarmos acertos e erros, de troca de experiência. Alguns cursistas relataram dificuldades ao aplicar o Avançando na prática da página 196, devido à dificuldade dos alunos em ordenar os parágrafos do texto. Sugeri que iniciassem com textos menores e que fosse trabalhada a relação lógica entre as partes de forma mais detalhada. Todos os avançando dessas duas unidade foram aplicados, e os professores justificaram as escolhas em função do nível da turma para adequação da atividade de modo a fazer com que o aluno de fato vivenciasse na prática com clareza esses conceitos de textualidade. Ressaltei também a importância de o professor trabalhar coesão e coerência textual de forma contínua e em todas as séries, para que de fato coesão e coerência se incorporem nas produções textuais dos alunos. Busquei enfatizar isso em função do relato de uma professora ter exposto que, depois de ter aplicado o avançando, propôs uma outra atividade de produção de texto e os alunos perguntaram se aquele texto era para ser produzido com coesão e coerência.

Na parte final da oficina, fomos para a atividade prática de elaboração de textos publicitários. Levei várias imagens de produtos e pedi que os professores mobilizassem seus conhecimentos linguísticos e experiências de mundo de forma criativa. Foi um trabalho que veio fortalecer nossas discussões. Fizemos uma análise prévia de textos publicitários de modo a analisar as articulações, elementos verbais, visuais e negativas. Os grupos então foram para a parte prática e debateram, produziram os textos e os expuseram por meio de cartazes e depois fizeram as apresentações. Pontuamos por meio de análise e reflexão. Muitos se interessaram a propor atividades dessa natureza para os alunos. Finalizamos com os comentários por meio de avaliação oral dialogada sobre o encontro. Passei as orientações para o próximo encontro dia 12.09, cujo tema é o estudo da TP6 das unidades 21 e 22.

Edinília Nascimento Cruz

Um comentário:

  1. A cada relatório que leio, percebo que você e sua turma de professores vão crescendo em discussões, propostas de trabalho, amadurecimento de idéias... enfim, estão se colocando a caminho dessa gestação.
    Sinto falta de alguns trabalhos práticos dos alunos ou relatos deles e de seus professores de como o Gestar está mudando a prática ou o olhar perante o ensino de língua portuguesa. Será que existe a possibilidade de postá-los?
    Um abraço.

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