domingo, 17 de maio de 2009

RELATÓRIO II OFICINA 5


RELATÓRIO II OFICINA 5

Linguagem , Criação e Interação


No dia 9 de maio realizamos a oficina 5 e foi nosso segundo encontro e nossa terceira oficina. Fizemos uma dinâmica de reflexão por meio da música “A Onda” - “Nada do que foi será do jeito que já foi um dia” - de modo que os professores puderam refletir e expor os avanços alcançados por meio dos estudos da teoria. Realizamos uma síntese dos assuntos abordados nas unidades 9 e 10 da TP3. Muitos professores apresentaram dúvidas sobre alguns conhecimentos teóricos dos gêneros e principalmente de como trabalhar as atividades da AA. Houve um momento para esclarecer todas as dúvidas e tecer algumas considerações.

Os professores entregaram as pastas (portfólios) e cada um expôs sobre o memorial de vida acadêmica e o memorial de leitura que haviam sido solicitados no encontro anterior. Este momento foi importante para que os professores refletissem sobre suas próprias vidas e superassem traumas do tempo em que eram alunos, de modo que pudessem rever algumas práticas e levantar alguns questionamentos como: - Que concepção de ensino de língua apresento? Meu aluno está aprendendo? Em que posso melhorar?

Após esse momento, partimos para os relatos de experiência. Este momento me emocionou e me surpreendeu muito. Os relatos foram ricos e alguns se sentiram bem a vontade para expor, outros porém ainda tímidos, mas, no decorrer da oficina, conseguiram se soltar. Foi contagiante e houve troca expressiva de experiências.

Percebi que os professores que trabalham na zona rural se sentem desestimulados e enfrentam problemas de diversas naturezas especialmente a falta de pespectiva dos alunos, a falta de motivação, mas, segundo seus relatos, as atividades diferenciadas os deixaram bastante animados. Ficou bem evidente a diversidade do desenvolvimento das atividades propostas em realidades distintas.

Alguns professores preocuparam-se em apresentar somente os melhores trabalhos, melhores tesxtos o que tornou necessário ressaltar que é especialmente por meio dos que não tiveram muito sucesso que inicia efetivamente o trabalho de reescrita e de reelaboração, um momento pimordial para construção e aprimoramento da prática. A partir de então, passaram a ressaltar os pontos negativos, as reações adversas e professores que haviam vivenciado situações parecidas inteferiram dando sugestões positivas para o progresso daqueles que não tiveram tanto sucesso.

Por meio dessas duas unidades, os professores trabalharam com a diversidade de gêneros que circulam no nosso meio. Os alunos realizaram entrevistas, produziram biografias, classificados poéticos, anúncios classificados, livrinhos de literatura de cordel e as atividades variaram do conhecimento intuitivo dos gêneros até uma abordagem sistematizada. As turmas variaram do 6º ao 9º ano, de modo que houve atividades realiziadas em todas elas. O ponto mais emocionante foi o relato de um professor que trabalha com uma turma de alunos extremamente indisciplinados e disse ter encontrado forte resistência dos alunos com relação à literatura de cordel. Ao apresentar o tema reagiram negativamente. Após o porfessor ter feito um momento de sensiblização e proprocionado aos alunos a leitura de alguns livretos de literatura de cordel, tomaram tanto gosto que se entusiasmaram e escreveram textos espetaculares. Por meio da literatura de cordel esses alunos expuseram suas angústias, derrotas e desejos. Foi um desabafo de forma literária sobre a vida dura que levam e os sonhso que têm. O ponto negativo foi o fato de alguns professores ficarem presos ao Avançando na Prática e não utilizaram efetivamente as atividades da AAA, até por encontrarem dificuldade para reproduzir o material. Houve uma interferência e um redirecionamento para que isso não se repita nas próximas oficinas.

Os professores realizaram a proposta de atividade de forma interativa e produtivamente, planejaram as atividades propostas e sugeriram outras. Foi um momento lúdico e produtivo, houve uma encenação da música “Bom Dia” e a apresentação de propostas de atividades inovadoras. Após este momento, foi feita a avaliação do encontro e a reflexão sobre as unidades 10 e 11, que serão assuntos da próxima oficina que se realizará no dia 23 de maio.

Edinília Nascimento Cruz - Professora Formadora do Município de Itacarambi.












Um comentário:

  1. Adorei seus encaminhamentos atentos à realidade de seus professores-cursistas! É assim, com a postura que você defende, que também acredito na intervenção do Gestar nas práticas pedagógicas.
    Beijo

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