domingo, 17 de maio de 2009

RELATÓRIO I - OFICINAS INTRODUTÓRIAS




Lenvantando Voo

Abrem-se os livros, abrem-se as mentes,
Abrem-se os horizontes, estraçalham-se as correntes...

No dia 24 de abril de 2009, finalmente demos início ao GESTAR II aqui no Município de Itacarambi. Realizamos as duas oficinas introdutórias no período de 8 horas. Iniciamos com a abertura oficial do curso com a participação da Coordenadora Pedagógica do GESTAR, dos Professores Formadores Língua Portuguesa e Matemática e dos e Cursistas. Os professores tomaram conhecimento sobre a finalidade e o funcionamento do programa e os fundamentos da proposta pedagógica do GESTAR e das ações integrantes.

Posteriormente, os professores foram divididos por disciplinas e dirigiram-se para as salas oficinas previamente preparadas para que fosse dado início aos trabalhos. Primeiramente foi realizado um momento de acolhida e reflexão, no qual os professores participantes puderam se apresentar, refletir, emocionar-se e expressar expectativas com relação ao GESTAR, um novo desafio que teriam pela frente.

Foi feita uma explanação sobre o Guia Geral, abordando a necessidade e a importância da formação continuada de professores. Foi apresentado o currículo do GESTAR de Língua Portuguesa, evidenciando o objetivo geral do programa, as especificidades do GESTAR, as competências esperadas dos professores ao final do programa, e sobre a organização da proposta pedagógica. Os professores fizeram questionamentos tendo sido um momento importante, pois muitos estavam apreensivos e no decorrer das explanações demonstraram mais tranquilidade.

Os professores receberam os quites com o material, quando tiveram o primeiro contato para conhecimento e análise. Neste momento foi explicada toda a dinâmica das oficinas, a metodologia do curso e o trabalho que cada um deve. Foi feito um esclarecimento detalhado de modo que todos compreendessem as necessidades das adequações curriculares e integração do GESTAR ao planejamento. Muitas foram às dúvidas e os questionamentos, mas por fim todos entenderam e demonstraram entusiasmo.

Na segunda oficina introdutória no período da tarde, fizemos uma reflexão sobre o texto de Rubem Alves “Gaiolas e Asas” e foi um momento riquíssimo para refletir e repensar a prática de sala de aula. Muitas vezes preocupados em cumprir o que está no programa, nem sempre há tempo para o professor refletir se realmente tais conteúdos estão sendo úteis ou não para os alunos.

Após este momento, realizou-se explanação dialogada sobre gêneros textuais por meio de slaides. Os professores interagiram, tiraram dúvidas e compartilharam informações. A turma é composta de 23 professores cursistas e alguns estão bem avançados no discurso, outros, porém, estão iniciando agora, então tornou-se necessária a mediação para que as discussões atingissem a todos.

Na parte final da oficina, os professores foram informados sobre o projeto pedagógico a ser desenvolvido na sala de aula referência. Apresentada passo a passo a estrutura do projeto, foi solicitado que cada professor fizesse o diagnóstico da turma para identificar uma situação problema para que a partir daí pudessem elaborar o projeto. Também foi explicado sobre o portfólio que cada um deveria montar como parte da avaliação do programa e solicitado o memorial de vida acadêmica e o memorial de leitura para que fizessem parte da composição do portfólio, além dos relatórios reflexivos da prática de sala de aula.

Por fim, a oficina foi finalizada com a mensagem “Seja Brilhante”, que leva a refletir sobre a capacidade de que todo ser humano é capaz de melhorar a cada dia. Realizou-se também um momento de avaliação do encontro e todos demonstraram otimismos e boia disposição, tendo sido um momento contagiante e motivador, apesar de ser num sábado após uma semana de trabalho e muitos estarem cansados, mas a vontade e o desejo de tentar fazer algo diferente foi maior. A satisfação ficou evidente no semblante de cada professor.

Edinília Nascimento Cruz - Professora Formadora do Município de Itacarambi.


Um comentário:

  1. Parabéns, Edinília e todos os professores envolvidos nesse processo de gestação! Desafiem-se e se sintam desafiadores...

    Um abraço

    ResponderExcluir