sexta-feira, 3 de abril de 2009

Repensando a Educação

Repensando a Educação
“Estudar é a forma de reinventar, de recriar, de re-escrever – tarefa de sujeito e não de objeto.”(Paulo Freire)

Aqueles que atuam na área educacional, em todos os níveis, não desconhecem o quanto tem sido buscado um ensino de leitura eficiente o bastante não só para tornar o indivíduo autônomo na interlocução com os diversos tipos de textos presentes na “sociedade letrada”, mas também para poder fruir esteticamente de obras que têm na escrita a concretização de uma realização artística.
A sociedade atual estabelece novos desafios e exigências, balizados na construção de novos paradigmas e que geram novas oportunidades e desafios. O propósito de nos aliarmos a essa tão inovadora forma de fazer educação, por meio do GESTAR II, é a possibilidade de vislumbrarmos a melhoria da qualidade do ensino.
Não nos permitiríamos fugir a esse desafio. O fato de nos submetermos a ele é efeito de nossa vontade de despertar a intuição e o sentimento das possibilidades e das crenças. Deixemo-nos levar pelo mundo da linguagem, mundo este cheio e repleto das potencialidades humanas. O mundo das figuras, das palavras, o mundo metafórico, é o único capaz de nos fazer despertar para a vida, de nos conduzir às melhores saídas dos horrores e fragmentações impostas pela e com a modernidade.
Este espaço é aberto à linguagem, em todas as suas manifestações e facetas, pois a linguagem é o que há de mais próprio e comum a nós e à realidade em que estamos inseridos. Bem-vindos a este blog. Bem-vindos ao mundo das múltiplas linguagens.
Edinília

Um comentário:

  1. Que texto maravilhoso! Traz objetivos, convite e boas-vindas desafiadores, diretos e provocadores...
    Espero que ao final do Gestar, você possa nos dar o retorno da qualidade de ensino instaurada ou aperfeiçoada pelo Gestar.
    Um abrçao

    ResponderExcluir