sábado, 3 de outubro de 2009

Relatório de atividade aplicada em sala de aula


Este relatório tem como objetivo descrever o procedimento usado na aplicação da atividade, realizada no 6º ano Azul da Escola Municipal Adélia Antônia de Almeida Seixas. A atividade escolhida trata da revisão e edição textual, encontrada na seção 1 da unidade 23, página 133 da TP6, que objetiva identificar parâmetros de avaliação e ações necessários ao desenvolvimento da revisão.

Para realizar essa atividade, usei os textos produzidos pelos alunos na atividade anterior (Avançando na Prática, seção 1, unidade 22, página 91 da TP6) que propunha a produção de um texto contando uma experiência inesquecível.
Iniciei o trabalho analisando os textos produzidos pelos alunos. Escolhi alguns trechos problemáticos, principalmente no que se refere à coesão e coerência, copiei-os no quadro para que eles identificassem o problema e tentassem resolvê-los. Passada essa etapa, devolvi os textos com algumas anotações e sugestões e, em seguida, propus a releitura e reescrita dos mesmos, marcando nova data para recolher os trabalhos. Foi um momento muito interessante e produtivo, pois houve a participação ativa dos alunos na realização das atividades propostas.

Enfim, aproveitei esse momento para refletir sobre a prática na sala de aula, e percebi a necessidade de mostrar aos meus alunos a importância de organizar e planejar antes de escrever e ainda que a revisão é uma etapa imprescindível na produção de um bom texto. Esse processo é contínuo que visa melhorar a leitura e escrita na sala aula.

Professora Cursista: Isabel Cistina Dias Romualdo
Escola Municipal Adélia Antônia de Almeida Seixas

Um comentário:

  1. Parabéns pela ideia de partilhar um relato de uma das professoras cursistas! Parabéns também à professora Isabel que demonstra em poucas palavras as descobertas e desafios de uma atividade planejada e executada tão bem!

    Acho que também seria interessante um relato seu, Edinília, ou um parágrafo introdutório explicando o porquê da partilha de apenas essa atividade ou como surgiu essa ideia de partilhar o relatório dessa professora, o que você acha?

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir